Jag Panzer: já disponível, “The Hallowed”, novo álbum
Um dos principais baluartes e grande lenda do Heavy Metal americano, o Jag Panzer, volta com força total com seu implacável e impenitente som no seu 11º álbum de estúdio intitulado “The Hallowed”. O sucessor do aclamado “The Deviant Chord”, de 2017, é facilmente a obra-prima mais poderosa da banda das últimas duas décadas. Magistralmente elaborado e gravado, “The Hallowed” não é apenas um testemunho absoluto da busca eterna do Jag Panzer em entregar um Heavy Metal de alta qualidade, é também entregar um conceito de altíssima qualidade e o enredo conceitual deste álbum é forte e criativo o suficiente para que o álbum tenha sido precedido por uma história em quadrinhos com o mesmo título que a própria banda lançou no final de 2022.
O guitarrista e fundador Mark Briody explica: “‘The Hallowed’ é um álbum conceitual, então nossa abordagem foi muito diferente dos nossos últimos lançamentos. Com um álbum conceitual, gostamos de fazer a trilha sonora para a história, que é um estilo de composição diferente para nós. Colocamos o [baterista] Rikard Stjernquist no papel de diretor musical, então, enquanto eu trabalhava na composição e nos arranjos das novas músicas, ele pegava as partes gravadas de todos os membros da banda e mixava todas as novas versões demos das músicas. Na verdade, concluímos uma versão inteira do álbum em forma de demo antes de entrarmos no estúdio para o trabalho real”.
Musicalmente, “The Hallowed” traz tudo o que há de melhor no Jag Panzer espalhado por 10 músicas e os poucos mais de 50 minutos de duração. A faixa que abre o álbum, “Bound As One”, não perde tempo e define o cenário musical com seus ritmos quase Thrash Metal e guitarras ferozes, não muito diferente dos primeiros trabalhos da banda como “Ample Destruction” e “Chain of Command”. As faixas “Prey” (que tem um vídeo oficial gravado na cidade natal da banda, Colorado Springs) e “Ties That Bind” misturam tempos e batidas de bateria, criando um som inebriante que prova a habilidade da banda de oferecer vários estilos dentro de um único álbum. E tudo isso graças à conexão cinética entre o poderoso baterista Rikard Stjernquist (que faz parte da banda desde 1987) e o baixista original John Tetley, fornecendo uma espinha dorsal incrivelmente firme, porém, também muito ágil para “The Hallowed”, algo que só é fácil para estes incríveis músicos que têm uma rica história juntos. “Stronger Than You Know” é possivelmente uma das músicas mais impressionantes do álbum, combinando batidas e bumbo duplo destruidores, trazendo uma atmosfera extremamente turbulenta, com o estonteante e deslumbrante trabalho de guitarra do (agora) membro em tempo integral Ken Rodarte. Tendo que preencher o grande vazio deixado pela saída de Joey Tafolla após o lançamento de “The Deviant Chord”, Rodarte certamente está à altura do desafio tanto ao vivo quanto em estúdio. Briody afirma: “Ken fez um ótimo trabalho nas últimas turnês conosco. Quando ele manifestou seu interesse em se juntar à banda em tempo integral, nós o colocamos em um teste de oito semanas para ver como ele se encaixaria em nosso processo criativo. A contribuição de Ken para ‘The Hallowed’ superou todas as nossas expectativas!”.
É claro que nenhum álbum do Jag Panzer estaria completo sem os vocais “sirene de ataque aéreo” de Harry “The Tyrant” Conklin e sua presença dominante está possivelmente no auge em “The Hallowed”. No álbum, não estão apenas os seus gritos agudos e berros que se tornaram lendários, há também uma exibição variada de acrobacias vocais e texturas melódicas que são simplesmente inspiradoras e às vezes inesperadas. A faixa “Onward We Toil” apresenta um dos refrões mais fortes do álbum, mas segue em um ritmo lento que realmente chamará a atenção do ouvinte. “Dark Descent” é uma fúria vertiginosa que chega na segunda metade do álbum e que continuamente martelará a sua cabeça, enquanto saborosas harmonias de guitarra e um poderoso refrão gritante ajudam a trazer um equilíbrio perfeito para esta forte faixa. As últimas três faixas do álbum - “Weather The Storm”, “Renewed Flames” e “Last Rites” - formam um final impressionante do que certamente se tornará um clássico instantâneo para o Jag Panzer e sua leal e raivosa base de fãs ao redor do mundo.
Os fãs de longa data do Jag Panzer serão atraídos para o “The Hallowed” imediatamente, não apenas por apresentar vislumbres de grandes e carismáticos álbuns como “The Fourth Judgment”, “The Age of Mastery” e “Mechanized Warfare”, mas também por apresentar uma produção muito poderosa, muito mais forte do que tudo o que a banda já produziu até hoje. As linhas de baixo e de bateria foram gravadas na Sonic Phish Productions no Arizona com o reverenciado engenheiro de som e baterista Ken Mary (Alice Cooper, Fifth Angel, Flotsam & Jetsam), enquanto que as guitarras e vocais foram gravados SteamPunk Audio Labs (também no Arizona) e no Hound House Studios no Colorado. “Ken Mary não só tem experiência para gravar de forma incrível as baterias, como também tem um excelente sistema de monitoração de som na sala principal que nos permitiu seguir o baixo ao mesmo tempo. A experiência de trabalhar com Ken foi incrível”, orgulha-se Briody. Cada instrumento tem uma grande presença e, por sua vez, o trabalho de cada membro pode ser ouvido plenamente, algo que os mais exigentes ouvintes adoram. Para completar o impacto sonoro geral do álbum, o guru da engenharia e já membro honorário do Jag Panzer, Jim Morris, mixou “The Hallowed” no famoso Morrisound Studios na Flórida, enquanto Maor Appelbaum (Faith No More, Halford, Candlemass, Armored Saint) adicionou sua mágica masterização ao álbum. “Jim Morris é vital para nós porque ele sabe o que estamos tentando alcançar com uma mixagem. Somos uma banda de Metal, mas também temos muitas melodias e harmonias. Jim é um mago em encontrar o equilíbrio entre uma mistura pesada e melódica, e também é divertido trabalhar com ele. Nós amamos Jim!”.
A impressionante arte da capa do álbum criada por Dusan Markovic (Angel Witch, Virgin Steele), que anteriormente emprestou seu talento para “The Deviant Chord”, é um complemento perfeito para as músicas contidas em “The Hallowed” e continua a longa tradição da banda em entregar um excelente Heavy Metal e um ótimo visual. O artista Underground Travis Smith (Megadeth, Opeth, Overkill) foi chamado para lidar com o layout de “The Hallowed”, formando-se assim uma incrível equipe de artistas para o álbum. E assim como a música e a arte da capa, a história em quadrinhos é também notável e conduz abruptamente o leitor às obras de arte estelares e visuais de E. Rubio e Yan Sek. A história (escrita pelos membros da banda Briody, Stjernquist e Conklin) segue uma equipe de cinco pessoas que atravessam um deserto congelado na busca de um novo lar. Sua jornada é uma das mais difíceis e perigosas, onde eles encontram algumas criaturas aterrorizantes, incluindo os estripadores parecidos com hienas, The Jaw, e as enormes criaturas voadoras parecidas com morcegos, The Swarm. Com sua própria equipe composta por cães, águias e panteras, a equipe luta por suas vidas enquanto avança para um destino desconhecido para formar uma nova comunidade e ter uma nova vida. Isso sem dúvida será uma influência para outras bandas adicionarem um algo a mais visualmente aos seus futuros álbuns, mais uma vez provando que o Jag Panzer lidera e não é – e nunca foi – uma Maria vai com as outras!
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Atomic Fire Records. Adquira sua cópia aqui.