Kataklysm: novo álbum será lançado na América do Sul pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records
Por quase três décadas, uma das bandas mais importantes do Death Metal Melódico, o Kataklysm, nos presenteia com sua música extrema única que traz um som poderoso e que é reconhecido no mundo todo. No dia 11 de agosto de 2023, o 15º álbum de estúdio da banda intitulado “Goliath” será lançado pela Nuclear Blast Records. Na América do Sul, o álbum será lançado pela parceria entre a Shinigami Records e o selo alemão.
“Goliath” foi gravado em três estúdios: JFD Studios (Dallas, Texas), Studio City (Califórnia, Los Angeles) e The Cabin (Orlando, Flórida) e foi produzido e projetado por J-F Dagenais. Para a mixagem e masterização, a banda chamou novamente o engenheiro Chris Clancy que foi auxiliado por Colin Richardson. A arte da capa exigia uma imagem que capturasse o tema icônico da batalha de Davi contra Golias que ecoa ao longo do álbum e que combina perfeitamente com o poder da música. Por esse motivo, a banda contratou o renomado artista Eliran Kantor (Testament, Fleshgod Apocalypse) que conseguiu criar uma arte com a sensação sombria de desconforto que foi sentida durante a composição e gravação do álbum, pegando o olhar do Kataklysm e dando a ela um filtro macabro.
Segundo o vocalista Maurizio Iacono, o álbum “chega em um momento de nossa sociedade em que a divisão e o ódio estão crescendo e se espalhando em todo o mundo, onde as ideologias sobre como o futuro deveria ser para a humanidade estão colidindo. Este também é um momento onde estruturas de poder sem precedentes lutam pelo controle de nossas vidas. A história de Davi contra Golias nunca foi tão importante quanto nestes tempos modernos. O Metal sempre foi uma voz de rebelião contra a opressão e pela proteção de nossas liberdades, o álbum também trata de conflitos internos e de fazer o que precisa ser feito para enfrentar seus demônios internos”.
Até o momento, a banda já disponibilizou dois singles/vídeos: “Bringer of Vengeance” e “Die As A King”.
“Bringer of Vengeance” leva o ouvinte para uma jornada misturando componentes modernos do Metal Tradicional com o Djent que são sobrepostos ao som tradicional do Kataklysm. “A ideia principal da música é sobre uma vingança planejada com paciência e cuidado. A música é inspirada nos eventos que cercam o assassinato do rei Ricardo ‘Coração de Leão’ e a ideia de que a justiça pode levar tempo mas, um dia será feita”, explica Iacono. Assista ao videoclipe, dirigido pelo Ivan Colic da Icode, aqui.
Já o single “Die As A King” é a prequela de “Bringer of Vengeance” tanto liricamente quanto no tema do vídeo. Musicalmente, “Die As A King” é a atualização moderna do encontro do Death Metal tradicional com a música cativante. “‘Die as a King’ é a prequela do primeiro single ‘Bringer of Vengeance’ e mostra a queda do rei Ricardo ‘Coração de Leão’ e a mensagem é de manter suas convicções até o fim, mesmo diante da morte certa. A música incorpora algumas das marcas registradas melódicas do Kataklysm com um tom brutal e uma seção rítmica repleta de grooves que se entrelaçam”, comenta o vocalista. Assista ao clipe, também dirigido por Colic, aqui.