Aline Happ: lançada nova versão para “Sleeping Sun” do Nightwish
Uma das músicas mais populares do Nightwish, “Sleeping Sun”, agora também se torna uma das mais pedidas de Aline Happ, cantora que faz releituras e covers no YouTube e acaba de lançar seu disco de estreia em carreira solo, “Branching Out”. Atuando também como produtora e compositora, a artista é conhecida por seu trabalho à frente do Lyria, uma das principais bandas de Metal Sinfônico do Brasil. O vídeo para Sleeping Sun já tinha sido publicado anteriormente em seu canal no YouTube, em 2021, porém com cenas gravadas no ‘home studio’ de Happ. Na nova versão, solicitada pelos apoiadores do Patreon, a canção foi remasterizada e remixada, além de ganhar um novo clipe.
Assista a nova versão de “Sleeping Sun” clicando aqui.
“Nightwish é uma das minhas bandas favoritas! Foi muito legal gravar essa música e vídeo. Este é o primeiro vídeo em que saímos do estúdio para gravar trechos à noite. Neste dia estava chovendo fraco, mas nada que chegasse a atrapalhar. Foi interessante ter o local super vazio, bem diferente de quando você vai em outro horário”, conta Aline Happ.
“Sleeping Sun”, originalmente lançada no fim dos anos 90 como um maxi single, com outras três músicas, teve sua data de lançamento próxima a do eclipse solar que ocorreu em 11 de agosto de 1999. Considerada uma das baladas mais poderosas da banda finlandesa, sua letra fala em 222 dias de luz, coincidindo com a data de 1º de janeiro até o dia 10 de agosto. É também um dos singles do segundo álbum do Nightwish, “Oceanborn” (1999). A música chegou a ganhar Disco de Ouro na Finlândia, com mais de cinco mil cópias vendidas e na Alemanha, com mais de 15.000 cópias vendidas.
O cover de “Sleeping Sun” é parte do disco “Branching Out”, pensado para ser um disco que se tornasse um registro da expansão da trajetória de Aline Happ como artista além do seu trabalho no Lyria. Tal como dito é “Join Me”, um dos principais singles do disco, um dos propósitos do álbum é convidar os fãs de Rock, música celta, folk e classical crossover para conhecer o trabalho de Aline, e posteriormente, mais do Metal Sinfônico nacional. A ficha técnica da gravação traz Aline Happ (voz, instrumental, mixagem, masterização e edição de vídeo) e Patrick Happ (direção de câmera).