A banda de Metal gaúcha Grinding, de Porto Alegre, está lançando o single “Enjoy the Sun” nas plataformas digitais, acompanhado de um ‘lyric video’ em seu canal no YouTube. Gilberto Silveira (guitarra/vocal), Leandro Thimmig da Costa (baixo) encerram o ano com mais um grande petardo baseado numa sonoridade calcada no Metal, sem se atrelarem a algum subgênero específico.
“Enjoy the Sun” trata, segundo a banda, de uma verdadeira ode ao sol, e versa sobre a crença irrefutável de que a força real que move o mundo e a vida é a energia. Desta forma, além de buscarem uma sonoridade própria, o grupo também transmite sua mensagem de forma diferente, fugindo nos clichês do Metal. Como explicou Gilberto Silveira sobre a letra da canção, “a energia natural que conhecemos, invariavelmente, vem do sol, isto é, o astro rei é fonte vital para o nosso planeta, pois sem o sol não temos fotossíntese, e, consequentemente, não temos oxigênio, e como consectário lógico, não temos mais nada em termos de alimentação, pois nenhum ser vivo da nossa cadeia alimentar sobrevive sem oxigênio”.
Segundo a concepção da banda e traçando um paralelo à letra da música, o sol fornece energia solar para desenvolvimento de eletricidade, força motriz, nutre o crescimento de inúmeros alimentos (carnes, frutas, vegetais etc.), é fonte de cura para várias doenças, sendo inclusive chamado de antibiótico natural. Ainda, contemporaneamente, no auge da pandemia da COVID, presenciamos às inúmeras recomendações de especialistas no que tange à necessidade da exposição ao sol para a ativação da vitamina D. Gilberto Silveira vai além: “Salvo melhor juízo, respeitando todas as crenças e religiões, é inquestionável que o único deus vivo visível, que nós conhecemos, é o sol”.
O nome da música, “Enjoy the Sun”, aborda justamente a tônica de valorizar, aproveitar e desfrutar das benesses da energia do sol, em um contexto vital, e não apenas num contexto “gozar o sol”, de “curtir o sol” para relaxar. Mas também tendo em mente que o sol excesso faz mal, ele é nocivo. Justamente um dos temas incitados pela música é que às vezes o sol é benéfico e as vezes maligno, ou seja, o importante encontrar um equilíbrio, trazendo tal senso de dosimetria que é importante para a vida pessoal, pois o equilíbrio é a essência de tudo. Logo, é uma música em que o astro rei é enaltecido e exaltado, no fito de que reconheçamos a grandiosidade do sol, mas também é alertado que o excesso tem cunho maléfico, ou seja, devemos ter atenção aos excessos, em todos os âmbitos da vida.
Da mesma forma que o single anterior, “Little Too Much”, o Grinding trabalhou com Bergamota Marketing (www.bergamkt.com) para a produção do ‘lyric video’ e quanto à produção musical, a banda trabalhou com Lucas Santorum. A capa do single leva a assinatura de Everson Krentz, que atua como fotógrafo com a Everson K Fotografia e Design Gráfico com a Art + Solution e tem confeccionado as artes da banda, garantindo um estilo único para as artes gráficas do duo.
Assista ao ‘lyric video’ de “Enjoy the Sun” clicando aqui.