A banda de “Samurai Metal” Ryujin nasceu em 2011 sob o nome Gyze, logo depois trocando o seu nome e levando habilmente o Heavy Metal do Japão para as massas internacionais com seu novo álbum autointitulado.
Depois de lançar quatro álbuns altamente aclamados e participar de grandes festivais em todo o mundo, o Ryujin desenvolveu sua própria identidade, que inclui toques elegantes de instrumentação tradicional japonesa (ou seja, Shamisen, Dragon Flute, Erhu, Taiko) e a incrível técnica shred do deus da guitarra Ryoji Shinomoto, que também arrasa nos vocais!
No novo álbum, os riffs de alta velocidade e as descidas vertiginosas de guitarra combinam com elementos tradicionais japoneses, proporcionando um som influenciado por tudo, desde o antigo Gagaku orquestral até os temas de abertura dos animes modernos. “Ryujin” foi produzido por Matthew Kiichi Heafy, do Trivium, com mixagem/masterização de Mark Lewis e participações especiais do próprio Heafy e o violoncelista Mukai Wataru da Orquestra Filarmônica de Kansai.
Misturando letras em japonês e inglês, as faixas do álbum apresentam títulos baseados em palavras do povo Ainu de Hokkaido (região natal do Ryujin), bem como em pinturas e expressões idiomáticas japonesas famosas. A faixa instrumental que abre o álbum, “Hajimari”, prepara um cenário ameaçador para “Gekokujo”, um festival de riffs de Death/Thrash Metal de bom gosto, que colide com passagens expressivas de inspiração folclórica e uma técnica que fará explodir as cabeças dos ouvintes. A liderança brilhante de Ryoji é instantaneamente acompanhada pelas habilidades inigualáveis do baterista Shuji Shinomoto e do baixista Aruta Watanabe. A faixa “Raijin & Fujin”, é uma épica tempestade de Power Metal que conta com a participação nos vocais de Matthew Kiichi Heafy, transformando-se em um tornado de contrabaixo estridente e solos catapultados, enquanto “The Rainbow Song”, que também conta com os vocais altos e limpos de Heafy, mescla o Heavy Metal melódico moderno e um inovador Power Metal. Faixas como “Dragon, Fly Free” e “Kunnecup” convidam o ouvinte a cantar junto com o Ryujin enquanto a banda pinta telas musicais com aventura e positividade. “Scream of the Dragon” retorna às influências extremas em meio a refrães edificantes e uma história que mistura letras em inglês e japonês, antes de “Gekirin” se aventurar por influências mais sombrias do Death Metal, caindo em cascata em melodias de inspiração náutica (como Ryujin é um deus dragão do mar na mitologia japonesa, esses temas musicais oceânicos se entrelaçam perfeitamente em todo o álbum).
O álbum então se aproxima do final com três emocionantes obras, principalmente em japonês: a balada estilo ópera-rock “Saigo No Hoshi”; a poderosa, vitoriosa e de inspiração tradicional “Ryujin” e o cover de “Guren No Yumiya” do Linked Horizon, amplamente conhecido como tema de abertura da popular série de anime Attack On Titan. O álbum termina com uma versão em inglês de “Saigo No Hoshi”, mais uma vez contando com a participação especial de Heafy.
O Ryujin ilustra uma experiência sonora exótica que transportará os verdadeiros amantes da música para um mundo cheio de aventuras fantásticas e extravagância técnica!
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Napalm Records. Adquira sua cópia aqui.