Cactek: guitarrista declara “o streaming desvalorizou o trabalho do músico”
Com o EP “Sunrise In Hell”, lançado no ano passado, o projeto carioca de Death Metal Cactek tem ganhado espaço e inserindo seu nome na cena metálica, saindo em publicações do Brasil e do exterior. Em entrevista recente, publicada no site Heavy And Hell, o guitarrista e vocalista Pedro de La Rocque foi questionado sobre a disputa entre os formatos físicos x streaming, onde declarou: “Acho que o streaming mudou a forma como as pessoas veem a música e, em geral, desvalorizou o trabalho do músico porque o público passou a ver essa forma de arte como algo que deve estar disponível sempre de forma imediata e gratuita”.
Na sequência, explicou: “As próprias plataformas de streaming contribuem muito para essa desvalorização da arte com a remuneração pífia que oferecem. Nem a pirataria teve um efeito tão nefasto sobre a renda dos músicos, porque, na época dos eMules da vida, a pessoa até baixava o seu disco, mas, se curtisse, acabava comprando a mídia física. Hoje em dia, com a legitimidade das plataformas de streaming, o cara paga uma assinatura de trinta reais e, quando ouve a sua música, sai com a sensação de que, de fato, já ajudou a banda e acaba não comprando uma cópia”.
Além da entrevista, o site Heavy And Hell também publicou uma resenha de “Sunrise In Hell”, onde Renato Sanson teceu as seguintes impressões sobre o trabalho: “é uma patada Death Metal de muito bom gosto, transitando pela vertente mais técnica do estilo e embalando os desafios do dia a dia do nosso homem-cacto em Terra Brasilis”. O redator ainda destacou algumas particularidades sobre a sonoridade do trabalho, que segue um Death Metal à la Carcass: “As melodias são latentes e os riffs intrincados e variados, tendo aquele toque noventista com um baixo sobressalente bem ao estilo do icônico Steve DiGiorgio”.
Na área internacional, o site Metal Rules colocou a banda em uma matéria chamada “Dez bandas Underground brasileiras para ficar de olho neste ano”, publicada no mês passado, destacando o projeto da seguinte forma: “Seu projeto de estreia, ‘Sunrise in Hell’ (produzido por Dan Swanö), tem recebido ótimos comentários de veículos da mídia metal de todo o mundo desde o lançamento, em setembro do ano passado. Com uma abordagem moderna de um som tradicional, o Cactek é um projeto que todo fã de Death Metal dos primórdios deveria conhecer”.
Saiba o que mais o Metal Rules destacou em sua lista clicando aqui.
Por fim, dentre os destaques da imprensa, o Cactek foi entrevistado recentemente pelo Rock Vibrations Podcast, num bate-papo conduzido por Vinny Almeida e publicado no YouTube e demais plataformas de áudio, onde foram abordados temas como o lançamento do EP e detalhes sobre o nome do projeto, dentre outros assuntos.
Disponível em versões digital e física, o EP “Sunrise In Hell” está disponível para compra em formato CD, apresentando uma caixa em acrílico e um encarte completo com um livreto colorido de oito páginas que inclui as letras de todas as cinco faixas. Além disso, na loja virtual, você também tem a opção de adquirir uma camiseta exclusiva com a arte do single “Spam with a Plan”, incorporando ainda mais a estética do intrigante “homem-cacto” desenvolvido para o projeto.