Benediction: já disponível relançamento de “Subconscious Terror”
Em seus mais de trinta anos de carreira, o Benediction enfrentou muitos problemas e superou muitos obstáculos, porém, eles sempre perseveraram e o fizeram tendo a certeza de que permaneceriam sempre fiéis à sua visão original. Essa atitude sem concessões deu à banda a força necessária para manter seu próprio rumo e evitar as armadilhas das tendências que vão e vêm. Eles se mantêm fiéis às suas raízes, leais aos seus fãs e mantêm contato constante com a cena Underground, o que os tornou a banda que são hoje. Eles têm orgulho de fazer parte de um gênero amplamente variado que só continua a crescer em força.
Hoje, a parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records disponibiliza mais um clássico da banda: “Subconscious Terror”.
O Benediction nasceu no início de 1989 das cinzas de uma banda chamada Stillborn e sua formação era composta por Barney Greenway (vocal), Darren Brookes (guitarra), Peter Rew (guitarra), Paul Adams (baixo) e Ian Treacy (bateria). Logo após sua fundação, eles gravaram a lendária demo “The Dreams You Dread”, que hoje é considerado um dos maiores clássicos dentro da cena Death Metal. Esta fita, junto com a ajuda de Mickey Harris (ex-Napalm Death, Scorn), fez com que a banda assinasse com a Nuclear Blast Records, lançando sob o selo alemão o seu altamente elogiado álbum de estreia, o maravilhoso “Subconscious Terror”.
“Subconscious Terror” apresenta um som um pouco mais primitivo do que o que Benediction fez depois, mas em termos de produção, o som do disco é poderoso e magnífico, com muito Punk, mas não de uma forma low-fi, mas um tipo de produção Punk de médio/baixo alcance, que se adapta perfeitamente à performance vocal do Greenway, assim como o tradicional arroz com feijão!
No álbum, não há nenhuma técnica alucinante ou brutal por trás das músicas, nem vocais harmonizados, nem nenhum baterista que coma bombos e baquetas no café da manhã. O que encontraremos aqui é apenas o bom e velho Death Metal, aquele que nos instiga a bater cabeça até ficar tonto e entrar em todas as rodas de mosh pits que aparecer.
Enquanto a maioria das bandas tentava ir mais rápido/mais pesado/mais brutal, o Benediction foi um dos primeiros a reinar na velocidade e adicionar passagens estrondosas de midtempo às músicas, fazendo que a banda não soe como nenhuma outra banda de Death Metal.
“Subconscious Terror” é o único álbum do Benediction que conta com Barney Greenway nos vocais que na época preferiu ficar apenas no Napalm Death.