A banda Erudica, a mais nova revelação do Melodic Death Metal de Porto Velho, Rondônia, acaba de lançar seu segundo single, “Echoes of Desolation”, em todas as plataformas digitais. Após o impacto de seu single/videoclipe de estreia, “Gaia”, a banda retorna com uma sonoridade ainda mais feroz e contundente.
Formada em 2020 pela hipnotizante vocalista Caroline Ferreira e pelo talentoso guitarrista e multi-instrumentista Patrik Correa, o duo decidiu mergulhar de cabeça no Melodic Death/Thrash Metal mais clássico, com fortes influências de bandas como Arch Enemy e The Agonist, por exemplo. Nesse novo single, a dupla deixa de lado as influências operísticas e sinfônicas de seu primeiro lançamento e adota uma abordagem mais agressiva, repleta de riffs de guitarra robustos, brutais e dilacerantes, mas não menos melódicos e poderosos.
Em “Echoes of Desolation”, Caroline Ferreira demonstra seu incrível alcance vocal, despejando uma raiva exuberante através de guturais ferozes, enquanto aborda uma temática profunda que retrata o réquiem final da vida, ou seja, uma sentença da humanidade que sofre nas mãos daqueles que deveriam protegê-la e guiá-la. “A tal da ganância! Colhemos o que plantamos, no caso, a nossa total destruição e aniquilação pelas nossas próprias atitudes”, comenta Caroline.
Ouça “Echoes of Desolation” clicando aqui.
Assista ao videoclipe de “Echoes of Desolation” clicando aqui.
Composição e Produção por Caroline Ferreira e Patrik Correa
Mixagem e Masterização por Niko Teixeira (Studio AudioLab/SP)
Arte de capa por Caroline Ferreira e Patrik Correa
Filmagens por Fernando Guedes
Elenco: Caroline Ferreira Patrik Correa, Daniel (baixo) e Válber (bateria)
“Para esse novo single, resolvemos apostar na energia bruta e no peso cavalar das guitarras, com baterias pulsantes. Deixamos um pouco de lado as melodias belas para focarmos em outras mais diretas e violentas”, explica Patrik Correa.
As letras da Erudica exploram as consequências aterrorizantes da ganância humana e a luta incessante contra as forças desumanizadoras da opressão sistêmica. Cada música é uma narrativa visceral, misturando fúria e esperança de forma poderosa, tocando profundamente os ouvintes.
Os singles “Gaia” e “Echoes of Desolation” farão parte do EP de estreia da banda, intitulado também “Gaia”, com lançamento previsto para o final deste ano.