A banda paulista de Melodic Death Metal Sophie’s Threat, após o lançamento de seu EP de estreia, “Phase One”, passou por mudanças bruscas de formação, culminando em uma reestruturação completa com a entrada da talentosa e versátil vocalista Felícia Andrade. A estreia de Felícia ocorreu em março deste ano com a regravação da primeira música da banda, agora intitulada “Infernal Re-Manipulation (A New View)”.
A estreia definitiva da nova formação da banda, que conta, além de Felícia, com Ricardo Oliveira (guitarra), Guilherme Nemeth (baixo) e Tiago Carteano (bateria), ocorreu agora com o lançamento de “Self Divided”, o pontapé inicial para o seu tão aguardado álbum completo, já intitulado “Enemy Within”.
Inspirados pela sonoridade poderosa das bandas suecas, como Arch Enemy (fase Angela Gossow), In Flames, Scar Symmetry e Dark Tranquility, o novo álbum promete uma combinação marcante de peso e melodia, e “Self Divided” brinda os ouvintes com uma doses generosas do que está por vir.
Ouça “Self Divided” clicando aqui.
Produção, gravação, mixagem e masterização por Michel Villares
“Self Divided” aborda o tema da multiplicidade das personas nas interações sociais, questionando a discrepância entre a identidade virtual, a persona pública e o eu verdadeiro. Felícia Andrade, comenta sobre suas inspirações: “Tive como inspiração ‘Perfect Blue’ de Satoshi Kon, obras do psiquiatra britânico Ronald Laing e uma pequena referência ao famoso trecho de Hamlet ‘Ser ou não ser, eis a questão’, de Shakespeare. Outra breve referência foi a letra de ‘The Real Me’, do The Who, também interpretada por W.A.S.P no álbum ‘The Headless Children’”.
O produtor da banda, Michel Vilares, do M&H Studios, comenta: “Acho que ‘Self Divided’ é uma das músicas mais pesadas do álbum e com as maiores reviravoltas que ninguém poderia imaginar. Para um primeiro álbum, a banda não poderia estar mais feliz e ansioso para mostrar a energia dessas novas músicas”. Tiago Carteano, baterista e cofundador da banda, acrescentou: “Gravamos tudo em prazo recorde e estamos ansiosos para mostrar toda a evolução sonora da banda, com novas peças que se encaixaram e deram uma nova vibe para o time. Tudo se encaixou: músicas, letras, membros, produção... O negócio ficou muito sério, pesado e brutal (risos)”.
“Enemy Within” explorará a evolução do Death Metal Melódico ao longo dos anos, fundindo influências vibrantes do melhor do estilo dentre os anos de 2009 a 2024. Sua data de lançamento está prevista para o final de 2024.