Wintersun: novo álbum já disponível pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast
Finalmente a nossa longa espera está sendo recompensada com o lançamento do álbum “Time II” dos finlandeses do Wintersun. “Tem sido uma jornada e tanto”, admite o idealizador Jari Mäenpää, que vem trabalhando em seu projeto “Time” desde o início de 2004. “Eu tinha 15 anos quando comecei a fazer várias músicas diferentes e isso meio que continuou e, claro, entrei para o Ensiferum, mas, além disso, sempre continuei fazendo minha própria música. Quando deixei o Ensiferum, fiz o primeiro álbum, Wintersun, que foi principalmente uma espécie de exploração. Estrelas, o universo e a atmosfera invernal são os principais temas. Em termos musicais, nunca há limites. Depois desse álbum, eu quis começar a explorar estilos mais diferentes com o álbum ‘Time’ e isso se expandiu com mais melodias de diferentes países, com letras sobre a vida e as relações humanas, com foco na vida e na morte. Esse sempre foi o grande assunto do Wintersun: o que é essa coisa chamada ‘vida’ e essa experiência que todos nós estamos tendo? Esse fascínio vem crescendo desde então”.
Em 2008, Mäenpää criou o seu próprio universo musical, apresentando-o aos fãs nos grandes festivais como o Wacken Open Air, o Metal Camp (Eslovênia) e o Summer Breeze. Quatro anos depois, o Wintersun lançava o álbum “Time I” que conquistou um grande e eterno respeito entre os fãs, a imprensa e os colegas. Isso resultou na primeira turnê pelos EUA, como banda de apoio do Eluveitie. O trabalho no projeto “Time” foi reiniciado quando a segunda turnê nos EUA, agora já como atração principal, foi concluída. Em 2017, foi anunciado que o sucessor de “Time I” já estava a caminho, na forma de “The Forest Seasons”. Jari explica: “Em 2014, percebi que precisava fazer outra coisa antes de terminar o ‘Time II’, com computadores melhores, um estúdio melhor e recursos melhores. Então, meio que tomamos um caminho secundário e fizemos o álbum ‘The Forest Seasons’. Fizemos uma campanha de crowdfunding para esse álbum a fim de obter melhores recursos e tempo para fazer as coisas. A campanha foi um grande sucesso. Conseguimos recursos suficientes, não como um estúdio completo, mas como, eu o chamo de brincadeira, um semiestúdio. Mas foi o suficiente para garantir que eu pudesse finalmente terminar o ‘Time II’”.
“Time II” apresenta seis faixas épicas com histórias individuais, no entanto, os temas estão todos interligados e essa linha dá a ele uma leve sensação conceitual. Ao entrar no universo do Wintersun, somos levados ao clima certo com a introdução atmosférica de influência oriental “Fields of Snow”. A primeira faixa real do Wintersun é “The Way of the Fire”, com o fogo como metáfora para representar a energia das estrelas como fonte de vida, que também está ligada ao tempo. Em “One With the Shadows”, experimentamos a magia de uma opulência de harmonias vocais, enquanto os arranjos orquestrais surgem como um movimento ornamental. Jari tem uma visão notável da letra: “Agora acho que se trata de arrependimento. Você está vivendo nas sombras enquanto não transforma o arrependimento em algo positivo para continuar sua vida”. No interlúdio instrumental “Ominous Clouds”, as nuvens estão se acumulando enquanto caminhamos para a próxima aventura exploratória, “Storm”. “Essa é a faixa mais pesada e sombria do álbum”, explica Jari. Ela até tem influências da música clássica, mais precisamente das “Quatro Estações” de Vivaldi, mas as guitarras furiosas e a bateria pesada prevalecem, enquanto o tom permanece totalmente caótico. A última faixa, “Silver Leaves”, apresenta uma série de sons harmoniosos parcialmente executados com instrumentos tradicionais chineses como o ‘erhu’ (semelhante ao violino). Terminando com uma nota positiva, a música conta a história de encontrar um lugar calmo e um estado de espírito após a tempestade, estar satisfeito com sua vida e apreciar a natureza ao seu redor, como refletido pelo jardim de cerejeiras na arte de capa criada por Cameron Gray. O encarte foi projetado pelo artista húngaro Gyula Havancsák (páginas de letras, créditos e agradecimentos) e pelo fotógrafo finlandês Onni Wiljami Kinnunen (páginas de fotos da banda).
Apesar de seu longo tempo de produção, “Time II” é ainda coerente com seu antecessor e foi criado pelos mesmos músicos: Jari Mäenpää (vocais, guitarras, teclados e outros), o guitarrista Teemu Mäntysaari (Megadeth), o baixista Jukka Koskinen (Nightwish, Crownshift) e o baterista Kai Hahto (Nightwish).
O trabalho no projeto “Time” chegou ao fim. O quarteto finlandês agora está ansioso por novos horizontes e por levar a sua mais nova criação às massas para a vitória mundial!
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia aqui.