In Flames: já à venda “Used & Abused: In Live We Trust”, álbum ao vivo
Se a evolução dentro do som do Death Metal Melódico tivesse um nome, ele certamente se chamaria In Flames. Nos últimos trinta anos, a banda sueca de cinco integrantes se tornou a banda mais inovadora do Death Metal Melódico. Seu som característico foi copiado por inúmeras bandas, mas nunca foi superado por nenhuma delas.
Para poder fazer por si mesmo o estilo de música que mais amava, o Jesper Strömblad resolveu formar em 1990 a banda In Flames ao lado de Johan Larsson e Glenn Ljungström. Depois de gravarem uma demo, o trio conseguiu o seu primeiro contrato com uma gravadora e começou a trabalhar no seu álbum de estreia, “Lunar Strain” (1994), que se tornou um clássico imediato no cenário do Death Metal escandinavo, cenário que crescia rapidamente. Expor o lado melódico da banda logo no primeiro álbum provou ser um ingrediente importante para o som do In Flames se tornar esse grande sucesso. Logo depois, a banda assinou um contrato com a reconhecida gravadora alemã Nuclear Blast, começando assim o trabalho para o seu segundo álbum de estúdio, o magnífico “The Jester Race” de 1996, que além do trio original contava agora com a presença do vocalista Anders Friden e o baterista Björn Gelotte.
Após a gravação do terceiro álbum de estúdio, “Whoracle” de 1997, Johan e Glenn decidiram deixar a banda sendo substituídos por Peter Iwers (baixo) e Niklas Engelin (guitarra), porém, este último saiu da banda logo após a turnê europeia sem gravar nem sequer um álbum (na época). Portanto, o In Flames precisou se reestruturar completamente: Björn trocou a bateria pela guitarra e Daniel Svensson (The Halo Effect, ex-Sacrilige) juntou-se à banda na bateria e foi com essa formação que a banda lançou “Colony” em 1999 que obteve excelentes críticas ao redor do mundo e tornou o In Flames em uma das bandas de Death Metal Melódico mais populares internacionalmente. Mas “Clayman”, lançado em 2000, superou até mesmo o seu antecessor e como resultado a banda foi indicada à vários prêmios, vencendo muitos deles.
Moderno e mais maduro, “Reroute To Remain” veio em 2002 confirmando mais uma vez o status alcançado pelo In Flames, sendo outro marco na carreira da banda. Dois anos depois, era hora do In Flames atingir o próximo nível e “Soundtrack To Your Escape” fez exatamente isso! Um Heavy Metal emocionante com o equilíbrio certo entre as origens clássicas no death metal da banda e o som mais moderno que a banda se propôs a fazer.
A banda então embarcou em longas turnês e dois desses grandes shows foram devidamente documentadas no CD “Used And Abused - In Live We Trust”, lançado originalmente em 2005 e que captura perfeitamente o poder da banda ao vivo e o entusiasmo do público.
A lista de faixas de “Used And Abused - In Live We Trust” é simplesmente incrível e inclui toneladas de clássicos em impressionantes versões ao vivo gravadas no Hammersmith em Londres, Inglaterra, e no Sticky Fingers em Gotemburgo, Suécia.
Um álbum perfeito para todos os fãs do In Flames, e do gênero em geral, terem uma pequena noção do que é apreciar a banda ao vivo.
Agora disponível pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia, em DIGIPACK DUPLO, clicando aqui.