Avantasia: sétimo álbum de estúdio disponível pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records
Em 2016, o Avantasia, projeto de Power Metal Sinfônico do vocalista do Edguy Tobias Sammet, apresentava ao mundo o seu sétimo álbum de estúdio “Ghostlights”.
“O conceito geral é sobre um círculo de cientistas megalomaníacos, liderados por um ocultista misantropo, que quer manipular o sentido individual do tempo e alinhá-lo com a sociedade; essencialmente para construir pontes, mas na verdade para obter o máximo controle”, explicava Tobias sobre o conceito por trás de “Ghostlights”. E acrescentou: “O protagonista, um jovem cientista agnóstico, fica entre duas frentes. Por um lado, estão seus valores morais e por outro, está o seu ‘eu’ científico e a sua busca por desenvolvimento e progresso. Durante a história, ele é cada vez mais confrontado com diferentes aspectos da espiritualidade, com a aceleração do tempo e com perguntas sobre o sentido da vida”.
Uma coisa que é muito importante a se enfatizar é que em “Ghostlights”, o Sammet, que foi responsável por todas as letras e composições do álbum, não quis de jeito nenhum copiar o enredo de qualquer conto de fadas.
Quando perguntado sobre a direção estilística do material musical de “Ghostlights”, ele ressaltou rapidamente a característica mais importante: “Parece o Avantasia! Eu simplesmente comecei a compor. O resultado foi um álbum típico do Avantasia, que ainda tinha espaço para novas influências e elementos. O disco é extremamente diversificado e tem muito a ser explorado. Esse é um ponto muito importante, porque ‘Ghostlights’ exige que o ouvinte preste atenção durante 70 minutos. Mas ele oferece muito, se o ouvinte se deixar levar. Faço música há 25 anos e sempre me pedem para classificar o meu novo material. O que devo dizer? Estou absolutamente feliz com ele. Será o disco que faltava em minha coleção como fã de Magnum, Helloween, Dio, Meat Loaf e Braveheart até agora”.
“Ghostlights” é mais uma obra-prima desta banda que catapultou com força total o gênero conhecido hoje como Opera Rock no século XXI!
Participações especiais dos mais talentosos e populares nomes da cena metal como Geoff Tate (vocalista original do Queensryche), Ronnie Atkins (Pretty Maids), Michael Kiske (Helloween), Jørn Lande (ex-Masterplan), Bruce Kulick (ex-Kiss), Bob Catley (Magnum), Dee Snider, Marco Hietala (Tarot, ex-Nightwish) e Sharon Den Adel (Within Temptation).
Agora disponível pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia clicando aqui.