Ocaradometal: iniciado lançamento do novo álbum; single traz a participação de Yohan Kisser
Desde agosto/2024, o comunicador, influenciador e artista Ocaradometal vem preparando o lançamento do álbum de estreia de sua banda. O projeto, descrito como uma bibliografia do Metal, foi apresentado pela primeira vez no Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, durante uma palestra no espaço Music Forward, onde grandes players da indústria musical, como gravadoras e plataformas digitais, discutiram o futuro da música. A Heavy.Future, selo e laboratório de comportamento responsável pela produção executiva do disco, destacou o case Ocaradometal, antecipando ao mercado o desenvolvimento de um álbum que percorre a cronologia dos gêneros de Metal, oferecendo uma referência para uma nova geração de ouvintes do estilo.
Algumas das músicas já não são totalmente inéditas para os fãs mais próximos, tendo sido executadas pela primeira vez durante a turnê “La Roma de la Tour”, que passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Blumenau e Curitiba. Agora, o álbum começa a ser lançado em um formato de série. Nos próximos dois meses, uma nova faixa será divulgada a cada quatro dias, compondo uma narrativa contínua nas redes sociais do Ocaradometal e culminando no lançamento completo do álbum.
Intitulado “Forjado em Cinzas: O Luto que Precede a Luz”, o disco apresenta uma jornada cronológica pelos diversos subgêneros do Metal, convidando o ouvinte a vivenciar um ciclo de luto e reconstrução de identidade através de suas 12 faixas.
A primeira música do álbum é uma introdução cinematográfica orquestral, incorporando várias línguas, como Guarani, Iorubá, Italiano, Português e Alemão. Essa peça foi produzida por André Moraes, renomado por trilhas sonoras de filmes como “Lisbela e o Prisioneiro” e por sua colaboração no icônico álbum “Dante XXI” do Sepultura. Enquanto o álbum começa abordando o tema do luto, essa introdução estabelece um contraste, celebrando a vida.
A segunda faixa, “Morte (Negação)”, explora a primeira fase do luto: a negação. A música mistura elementos de Heavy Metal Clássico, Doom Metal e Rock Progressivo, além de incorporar afinações baixas características da banda Ocaradometal. Essa faixa conta com a participação especial de Yohan Kisser e aprofunda-se no sentimento de resistência à aceitação da realidade, comum nessa fase do luto. Musicalmente, é uma obra que reflete a dor e a confusão emocional que acompanham a negação.
O primeiro lançamento contendo as duas faixas foi realizado na sexta-feira, 11 de outubro, com novas músicas sendo lançadas a cada quatro dias, culminando no lançamento completo do álbum no dia 23 de novembro.