Tiamat: “Amanethes” já disponível pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records
“Já faz muito tempo, mas estamos de volta”. Esta frase da faixa que abre o álbum, “The Temple of the Crescent Moon”, expressa em poucas palavras o que realmente precisa ser dito. Depois de cinco anos, o anterior trabalho “Prey” foi lançado em 2003, o Tiamat retornou com um álbum cheio de material novo intitulado “Amanethes” (que, segundo o vocalista Johan Edlund, significa “canções de luto, como elegias”). Previsível não é uma palavra que descreve a banda e sua música. Embora imprevisível também não seja a palavra certa. No entanto, com o Tiamat, algumas surpresas podem facilmente estar reservadas para um ouvinte mais atento.
Com um som mais Metal, relembrando alguns dos primeiros trabalhos da banda, “Amanethes” é um álbum agradável de se ouvir graças à sua variação musical que vá de uma atmosfera sonolenta, que é uma característica do Tiamat desde o álbum “Wildhoney” de 1994, para um lado mais agressivo, resultando em um pacote bem compacto e completo. Sem esquecer da parte instrumental que mostra uma banda fazendo um uso muito melhor e criativo de seus instrumentos do que há algum tempo. A evolução se mostra latente aqui.
“Amanethes” mostra a vida fluindo dentro da banda. De certa forma, este álbum é perfeito para a primavera, com aquela sensação de vida nova. Por outro lado, com exceção de algumas faixas, poderia muito bem ser perfeito para o verão e um pôr do sol brilhante à beira-mar, especialmente se você ouvir a faixa “Meliae”. Ou para o outono e suas folhas secas com a música “Raining Dead Angels”, caso você prefira algo mais sombrio e tempestuoso. Seja qual for a visão que você prefira, o fato é que este álbum pode capturar o ouvinte assim que começar a ser tocado.
O Tiamat é sem dúvida uma das bandas de Metal mais interessantes dos nossos tempos e “Amanethes” é de longe um dos álbuns mais sofisticados e diversificado da banda. Este álbum não é um compromisso, é a essência do Tiamat que levou a banda a outro nível e de volta às cabeças de todos os Metalheads!
“Amanethes” foi o primeiro passo da banda em uma direção que, naquela época, era um pouco diferente do que vinham mostrando: este álbum é definitivamente gótico do começo ao fim.
Lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records com a música “Thirst Snake” como faixa bônus. Adquira sua cópia aqui.