Dimmu Borgir: disponível versão remasterizada de 1997 de “For All Tid”
Embora o Dimmu Borgir possa ser considerado atualmente como ‘mainstream’, eles já foram uma banda iniciante e do Underground: original e inspiradora e chegando para renovar a cena. E o seu, hoje extremamente denso e clássico, álbum de estreia, intitulado “For All Tid”, é definitivamente uma prova cabal do que estamos falando. O álbum consegue combinar perfeitamente um som cru e distinto com os característicos riffs da época e com as melodias que se tornaram uma das principais influências para o Black Metal em geral, até hoje.
Embora alguns tenham criticado “For All Tid” por ser desleixado e inconsistentemente arranjado, para outros, este é exatamente o aspecto brilhante do álbum. As habilidades técnicas não são perfeitas, claro, e é isso que captura perfeitamente o talento bruto e a habilidade daqueles músicos outrora jovens e aspirantes. Este álbum é realmente único e é essencial para qualquer fã de Black Metal, já que ele resistiu ao teste do tempo de forma impecável.
Em 1997, o Dimmu Borgir decidiu relançar o álbum com uma nova arte de capa e duas faixas bônus, mas vamos deixar que um dos fundadores da banda, o próprio Shagrath, explique melhor sobre este relançamento: “Saudações a todos os nossos fãs e amigos. Primeiramente, devemos informá-los que este não é um novo álbum do Dimmu Borgir, mas um relançamento do nosso álbum de estreia ‘For All Tid’, que foi originalmente lançado por uma pequena gravadora underground em 1994. Decidimos lançar esta nova versão pela excelente gravadora Nuclear Blast, para que o álbum estivesse disponível para um grupo maior de pessoas. Nós redesenhamos o encarte com novas fotos, artes, etc. e incluímos faixas bônus lançadas anteriormente no EP limitado de 7’ ‘Inn I Evighetens Mørke’. Este álbum foi gravado em um estúdio de 16 faixas, entre agosto e dezembro de 94. E nem a música nem o som representam a música que fazemos hoje. Também houve mudanças drásticas na formação desde o nascimento da banda. Decidimos não incluir as letras porque elas foram originalmente escritas e tocadas em norueguês. Primeiro, seria errado tentar traduzir algo que é feito em nossa ‘língua materna’, porque tiraria tanto o significado quanto a beleza das palavras. E segundo, usamos nomes e lugares e é impossível traduzi-los para o inglês. Mas, apesar desses lados negativos, esperamos que você possa ouvir e aproveitar a essência do verdadeiro Black Metal NORUEGUÊS que está em nossa música”.
Um item obrigatório para qualquer verdadeiro apreciador de música extrema e uma das principais portas para cair de vez no bom Black Metal que era executado pelo próprio Dimmu Borgir e várias outras bandas que apareceram nesta época.
Um lançamento da parceria Shinigami Records/Nuclear Blast Records. Adquira sua cópia clicando aqui.