“In the wind, the serpent awakens,
Kukulkan reborn, dancing shadow and light.
Among the pyramids, his power is unleashed,
The whisper of the gods, in my heart beats”.
“Apresentamos o nosso primeiro single do nosso próximo álbum, totalmente dedicado à cultura maia”.
A banda de Aztec Folk Metal Cemican, baseada em Guadalajara – aclamada pela Revolver como “uma antiga resposta mexicana ao Hu ou Heilung” – retorna com sua primeira música nova em quatro anos.
O esperado retorno do Cemican acontece com uma nova música, “Kukulkán Wakah Chan”, e seu fascinante videoclipe correspondente, dirigido por Jobo Panteras. Assista clicando aqui.
Este é o primeiro presente do próximo álbum da banda, que eles continuam a gravar até dezembro e está previsto para ser lançado no verão de 2025.
“GUERREIROS! Estamos entusiasmados em compartilhar esta nova prévia de nosso próximo álbum, inspirado na magnífica Cultura Maia. Mais uma vez, decidimos prestar uma homenagem respeitosa a esta importante cultura, tendo-a explorado anteriormente com nosso single de 2021 ‘Yook’ol Kaab Maya’. Cinco longos anos desde nosso último álbum, podemos dizer com segurança que não foi fácil retornar ao estúdio. Várias circunstâncias relacionadas aos nossos compromissos pessoais, lutas individuais e à pandemia que infelizmente tirou nossa paz e nos ensinou a nos adaptarmos a um nova maneira de viver. Mas no final, Cemican está de volta, pronto para olhar para o céu e levá-lo em uma viagem astral através da nossa música”, diz a banda.
A música do Cemican – cujo nome significa “a dualidade da vida e da morte” na língua asteca do Nahuatl (falada por dois milhões de pessoas no México Central) – incorpora elementos das lendas, misticismo e ideologias da antiga cultura mexicana.