Blind Guardian: disponível relançamento remixado de “Nightfall In Middle-Earth” em digipack duplo
“Nightfall in Middle-Earth” é o sexto álbum de estúdio da banda alemã Blind Guardian e foi lançado originalmente em 1998.
Considerado como um dos clássicos na discografia da banda, o álbum foi o primeiro com Oliver Holzwarth no baixo no lugar de Hansi, que se dedicaria exclusivamente aos vocais, e também foi o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos.
É uma obra conceitual totalmente baseada no “O Silmarillion”, novela que narra o início do universo Tolkien. E para aumentar a grandiosidade deste lançamento, o álbum também conta com algumas incríveis e belas narrações.
Musicalmente, o álbum apresenta influências do Rock Progressivo e, na época, chegou a ser comparado com a lendária banda inglesa Queen pela sua abordagem operística e teatral que incluía harmonias vocais em contraste com complexas linhas de guitarra. Outro grande destaque do álbum é o uso de instrumentos folks como flautas e violinos.
Segundo a resenha de Kyle Ward publicada no site Sputnik Music, neste álbum “O Blind Guardian apresentou suas melhores performances instrumentais até a data. Tudo anda de mãos dadas, as guitarras sendo quase sempre furiosas e extremamente melódicas, mas não exageradas nem bregas”. Já o Vincent Jeffries do site AllMusic descreveu o álbum como “completo com coros antológicos, narrações e um poderoso Power Metal que enfatiza cada reviravolta dramática... talvez, o trabalho mais vitorioso de Blind Guardian”.
Em síntese: “Nightfall in Middle-Earth” sempre foi um álbum obrigatório para os fãs de Blind Guardian e de J.R.R. Tolkien.
Em 2018, o álbum foi relançado em formato DUPLO DIGIPACK que além das versões originais apresentava as suas respectivas versões remixadas e/ou remasterizadas. E é esta mesma versão que agora está disponível no Brasil através da parceria Nuclear Blast/Shinigami Records.