Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Publicidade RML

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
   
Capa
Entrevistas
Equipe
Mural
News
Contato
Reviews
CD's
DVD's
Demos
Magazines
Shows
Multimídia
Fotos
Links
Bandas
Zines
Gravadoras
Rádios
Diversos

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Untitled Document
 
 

Versão para impressão .

Enviar por e-mail .

Receber newsletter .

Versão PDF  .

Relatar Erro [erro]

 

News

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA
 

Recife Metal Law - O seu portal de informação!

 

Dia do Cantor Lírico: conheça os destaques no Metal



No dia 22 de julho é comemorado, no Brasil, o Dia do Cantor Lírico. O profissional que geralmente encontramos em óperas usa de uma técnica específica para alcançar determinadas notas. O trabalho na área exige o uso da potência sonora e a impostação correta, num esforço físico e emocional grande, que se utilizado incorretamente pode trazer risco de lesões nas cordas vocais. Muito comum em concertos de câmara, principalmente durante o período Renascentista e na Idade Média, essas técnicas vocais aparecem também no coral e nos lieds e, claro, também no Metal.

Existem seis tipos de classificações vocais: soprano (a mais aguda das vozes femininas), mezzo soprano (não tão grave como a contralto e não tão aguda quanto a soprano), contralto (a mais grave feminina), tenor (a mais aguda das vozes masculinas), barítono (não tão grave quanto o baixo e não tão aguda quanto o tenor) e baixo (a mais grave masculina).

Separamos uma lista que conta com 10 nomes do canto lírico no metal. Conheça!

Tarja Turunen
Ficou conhecida no Nightwish e atualmente segue em carreira solo. É classificada como soprano e inclusive já se apresentou em óperas. Confira aqui.

Bruce Dickinson
‘Frontman’ do Iron Maiden, ele também contou com uma carreira solo. Seu alcance vocal é classificado como tenor, chegando a alcançar quatro oitavas. Confira aqui.

Andre Matos
Faleceu em 2019, porém sua voz nunca será esquecida. Capaz de alcançar mais de cinco oitavas, ele é classificado como tenor e ficou conhecido como a voz à frente do Angra, Shaman e também cantou em carreira solo. Confira aqui.

Floor Jansen
Rosto à frente do Nightwish atualmente, a cantora holandesa passou anteriormente pelas bandas After Forever e Revamp. É uma soprano que consegue expandir seu vocal para belting e também gutural. Confira aqui.

Aline Happ
Fundadora e vocalista do Lyria, a cantora se divide entre a banda de metal sinfônico e um projeto solo que une influências do folk e da música celta. É mezzo-soprano e canta utilizando diferentes técnicas do lírico e do popular, com uma extensão vocal de mais de quatro oitavas. Confira aqui.

Klaus Meine
O cantor do Scorpions passou por uma crise vocal em 1980 chegando a perder a voz. Mas de lá para cá ele se dedicou a treinar sua voz de tenor para evitar passar novamente por crises de saúde. Confira aqui.

Simone Simons
A vocalista do Epica é uma mezzo soprano e acompanha a banda desde o disco de estreia, em 2003. Já colaborou com bandas como Kamelot, Leaves’ Eyes, Primal Fear, Ayreon, Angra, etc. Confira aqui.

Ronnie James Dio
Considerado por muitos a melhor voz do Heavy Metal, o cantor morto em 2010 passou pelas bandas Black Sabbath, Elf, Rainbow, e muitas outras. É classificado como tenor. Confira aqui.

Monica Possel
A cantora soprano a frente da Hamen conta com mais de 10 anos de experiência na área, chegando a atuar como soprano em corais profissionais. Confira aqui.

Tony Kakko
Capaz de alcançar 5 oitavas, o vocalista da banda Sonata Arctica é um tenor com capacidade de atuar como barítono agudo. Confira aqui.
 
 
Busca no site
 
Veja tambm